Atividades integradas ao Meio Ambiente,artes recicláveis,pesquisas acadêmicas e textos sobre a pegada ecológica do planeta.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Pteridófitas liberando seus poros
São plantas vasculares sem sementes.As pteridófitas são vegetais pertencentes à divisão das traqueófitas, pois são os primeiros vegetais a apresentarem vasos condutores, do tipo xilema e floema, para condução de seiva bruta e elaborada, respectivamente.São os primeiros vegetais a conquistarem o ambiente terrestre, pelo fato de terem um mecanismo mais eficiente de condução de seiva bruta e elaborada.
O seu ciclo de vida possui duas fases alternantes: a fase gametofítica (gametófito) e a fase esporofítica (esporófito). Nas pteridófitas, o esporófito é a fase dominante, de maior porte.O esporófito produz esporos, que são dispersados pelo vento.Os esporos possuem metade do número cromossômico (n) do esporófito (2n), e, ao cairem no solo em condições favoráveis de nutrientes e água, germinam dando origem ao protalo. O protalo é um indivíduo de vida curta que produz gametas para dar origem a uma nova planta[2].
Assinar:
Postar comentários (Atom)
foto:Priscila Rios
ResponderExcluir