sexta-feira, 30 de julho de 2010

Reflexão sobre a Educação Ambiental

A educação Ambiental de hoje deve construir sobre a curiosidade natural das crianças e sobre o entusiasmo pela exploração, com programas que descubram a natureza pela ciência,matemática, leitura, escrita, estudos sociais e arte,tecendo com a investigação prática e encorajando a avaliação crítica dos problemas e das soluções.
Os educadores hoje precisam da flexibilidade e da capacidade e acessar e integrar o conhecimento das diferentes origens.A resolução dos problemas da sociedade requer o conhecimentos das mais diversas disciplinas da mesma forma que uma variedade os especialistas precisam trabalhar em conjunto para resolver os problemas do mundo fora da escola.As disciplinas não podem mais estar separadas desnecessariamente, tanto na escola quanto no mundo profissional.

A Educação Ambiental deve:
  • Envolver a todos
  • Ser permanente
  • Ser holística com as conexões
  • Ser prática

Trecho retirado do livro: Escola Sustentável (Lucia Legan)

sábado, 24 de julho de 2010

Rio de Janeiro e suas sacolas plásticas...

Recebemos a notícia nessa semana que, a cidade do Rio de Janeiro,proíbe a venda de sacolas plásticas nos supermercados.
Essa informação nos faz alertar, para que cuidemos cada vez mais com lixo da nossa região e ao consumo desse tipo de ultilitário.
Se cerca de 40% da população brasileira, perderem esse hábito de consumo sem consciência,iríamos reduzir bem menos o impacto visual das nossas cidades e ambiente próximos as nossas moradias.
Com a força das nossas atitudes podemos mudar pra melhor, evitando consumir sacolas plásticas.
Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, pode ficar ainda mais bonita quando a consciência da população mudar.Eu acredito que sim!! O povo não vai nem sentir saudade dessa pequenina e altamente tóxica sacolinha plástica de supermercado.
A Cidade de Salvador, PRECISA tomar essa atitude também!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Que tal uma salada de flores?


Não é do conhecimento de muitos, mas estamos cercados de flores em nossos jardins e na natureza que servem tanto para agradar aos olhos quanto ao paladar.
Muitas flores servem tanto na alta culinária para tornar mais belos e atraentes nossos pratos como na medicina popular como tratamento para diversas moléstias como a ansiedade e a insónia.

Capuchinha: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
O sabor apimentado destas flores faz lembrar o agrião. A chaga é das flores comestíveis mais conhecidas.(Tropaeolum majus), também conhecida popularmente como chagas, flor-do-sangue e agrião-do-méxico. O nome "flor-do-sangue", aliás, provavelmente surgiu da fama que a planta adquiriu como anti-anêmica. Sabe-se, também, que a capuchinha é muito usada no tratamento contra o escorbuto (carência de vitamina C).A capuchinha (ou chagas) pertence à família das Tropaeoláceas, é nativa do Peru, México e regiões da América Central. Trata-se de uma planta herbácea que pode ser usada como forração, como planta escandente ou cultivada de forma que tenha condições de enrolar os pecíolos das folhas em algum apoio. Apresenta folhas arredondadas, com longos pecíolos e flores isoladas, em forma de cálice, nos vários tons que vão do amarelo claro ao vermelho, passando pelo alaranjado.


obs:Muita atenção! É preciso ter algum conhecimento para utilizar flores na culinária ou infusões, pois algumas são venenosas, tóxicas ou até mortais. Na dúvida não as utilize. Ou consulte algum especista em botánica.

Foto: Priscila Rios

domingo, 18 de julho de 2010

Vida



Crítica construtiva: Os últimos relatórios das Nações Unidas sobre o aquecimento global e seus efeitos ambientais e sociais imprimiram um sentido de urgência dramática a uma advertência que vinha sendo feita por especialistas e ambientalistas havia alguns anos:O modo de vida atual da humanidade é insustentável a longo prazo.
Está exaurindo recursos não renováveis,degradando o solo,poluindo as águas,envenenando a atmosfera.
Esse modo de vida tem que ser remodelado para que a humanidade possa satisfazer suas necessidades sem comprometer a capacidade e a sobrevivência das futuras gerações.

Extraído do livro : Escola Sustentável (lucia Legan)

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Consumo consciente pelo Planeta


Esta bolsa é um ótimo substituto para a sacola plastica utilizada, normalmente, nos supermercados e em lojas.Com ela, você reduz a quantidade de lixo gerado no planeta.

Uma pesoa gera em média as seguintes quantidades de lixo:
0,5 kg por dia
15 kg por mês
180 kg por ano

Uma família de quatro pessoas, portanto, gera aproximadamente 720 kg por ano.

Seja responsável!
Ajude a diminuir êsse índice.

Aviso:
Use sacolas retornáveis.

Pteridófitas liberando seus poros


São plantas vasculares sem sementes.As pteridófitas são vegetais pertencentes à divisão das traqueófitas, pois são os primeiros vegetais a apresentarem vasos condutores, do tipo xilema e floema, para condução de seiva bruta e elaborada, respectivamente.São os primeiros vegetais a conquistarem o ambiente terrestre, pelo fato de terem um mecanismo mais eficiente de condução de seiva bruta e elaborada.


O seu ciclo de vida possui duas fases alternantes: a fase gametofítica (gametófito) e a fase esporofítica (esporófito). Nas pteridófitas, o esporófito é a fase dominante, de maior porte.O esporófito produz esporos, que são dispersados pelo vento.Os esporos possuem metade do número cromossômico (n) do esporófito (2n), e, ao cairem no solo em condições favoráveis de nutrientes e água, germinam dando origem ao protalo. O protalo é um indivíduo de vida curta que produz gametas para dar origem a uma nova planta[2].

terça-feira, 13 de julho de 2010

"Sonho que se sonha junto é realidade"

Minha força de escrever nesse momento está em meu coração.
Minha vontade de mudar os habitos da sociedade está na vontade, nos sonhos e nas minhas pequenas ações.
Se todos tivessem pequenas ações,o mundo estaria mais precioso e respeitoso para se viver em equilíbrio com nós mesmos e com a fauna e flora que se encontra presente hoje no planeta terra.
Como digo para meus alunos:Somos pequenos dedos no mundo, e que esses dedos juntos formam uma mão.Mãos que podem mover o mundo, mudar história, somar e multiplicar bons atos, boas energias,bons ritmos,boas prosas.
Mãos que podem transformar sonhos em realidades, pequenos atos em grandiosos fatos,mãos que podem plantar sementes do bem para que a terra receba seu amém.
Entender a terra no processo de hoje é uma grande batalha pra muitos no sentido de ajudar a ela própria.Pensem no seu equilíbrio interior...pense na força positiva qu está te circulando o tempo todo,pense que sonhar é preciso(A terra gosta).
Pense: Quem ama cuida!
Salve a natureza!

autora: Priscila Rios